A coluna cervical é o segmento da coluna vertebral de maior mobilidade, sendo formada por sete vértebras. Tem como principais funções: manter o suporte adequado e dar estabilidade para a cabeça e proteger a medula espinal. “As alterações degenerativas músculo esqueléticas na coluna cervical podem originar cefaleias, hérnia de disco e dores na ATM (articulação temporomandibular).
As cefaleias cervicais apresentam aumento da tensão pericraniana e maior extensão de dor relatada na face e na cabeça, geralmente as alterações degenerativas nas vértebras são de origem da região na cervical alta (C0-C1), no entanto, não devemos confundir com a enxaqueca que a doença é de origem vascular. “É muito comum as cefaleias cervicais estarem relacionadas com dores na ATM, ao qual é definida como todo e qualquer contato estático entre os dentes superiores e inferiores e qualquer anormalidade no contato desta oclusão poderá levar a uma mastigação unilateral e à hiperatividade dos aparelhos dos músculos mastigatórios, gerando assim, tensões musculares assimétricas na região crânio- mandibular resultando em desequilíbrios posturais no sistema músculo esquelético criando desarranjos intra-articulares, como na posição do côndilo e do disco na ATM surgindo dores e travamento neste local.”
Outra alteração que poderá ocorrer conjuntamente ou não é a hérnia de disco cervical.
“A hérnia cervical se caracteriza pelo deslocamento do disco intervertebral, isto comprimirá a medula espinal e os nervos nesta região resultando em dores, podendo até irradiar para o braço”.
Tratamento com a técnica IPTM:
O tratamento com a técnica IPTM consiste primeiramente em uma avaliação para detectar os músculos hiperativos (contraturados), desvios posturais e as articulações degenerativas nesta região, detectados a causa e as consequências dos problemas devido as disfunções músculos-esqueléticas desta região. “Tratamos com terapia manual com objetivo de realinhamento muscular e reposicionando articular, resultando assim na eliminação destas dores e na melhora na postura, após este primeiro momento, sugere-se um tratamento de reabilitação preventiva como Pilates, musculação terapêutica e fisioterapia funcional que são técnicas de fortalecimento, alongamento e também visa na manutenção das articulações nesta região”.